SPAM
 E-mail Windows
 
Saiba o que é e como evitar spam


Baixe um programa anti-spam, clique aqui

"Oportunidade única", "Ganhe dinheiro sem sair de casa", "Solidariedade", "Importante!!!". Mensagens como essas costumam aparecer na caixa postal de todo internauta com freqüência cada vez maior sem que ele sequer saiba como o remetente conseguiu seu endereço de e-mail. São os chamados spams, ou e-mail não-solicitado.

Depois dos vírus de computador, os spams são a maior praga da Internet. Eles podem chegar como propaganda ou disfarçados de correntes de solidariedade, convites para visitar sites e denúncias. Quem envia, não pede licença para invadir a caixa postal do destinatário.

O termo spam nasceu em 1937, quando a empresa Hormel Foods lançou a primeira carne suína em lata que não precisava de refrigeração - a Hormel Spice Ham. Tempos depois, a Hormel fez um concurso para selecionar um novo nome para o produto. O ganhador foi justamente "SPAM".

Mas o que isso tem a ver com os e-mails que entopem nossa caixa postal? Segundo o site de tecnologia Webopedia, a ligação foi criada por um grupo do laboratório de computação da Universidade da Carolina do Sul, que usou os seguintes argumentos:

  • Ninguém nunca quer ou nunca pediu;
  • Ninguém nunca come e é sempre a primeira coisa a ser posta de lado;
  • Algumas vezes, é saboroso, como 1% das mensagens não solicitadas que realmente têm utilidade para alguém.

    O spam torna os servidores de e-mail e o download de mensagens muito mais lentos, além de aumentar o tempo de conexão à Internet. No Brasil, o spammer (pessoa que envia o spam) não pode nem ser punido, já que não há legislação sobre o envio desse tipo de mensagem. Uma lei está tramitando no Congresso, mas ainda não foi aprovada. A legislação atual diz apenas que as malas diretas eletrônicas devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor , especialmente o artigo 43.

    E já que não há proteção legal contras os "malas" eletrônicos, o internauta pode usar alguns truques para tentar evitar -ou pelo menos diminuir- a enxurrada de e-mails indesejados:

  • Quando se cadastrar em um site ou serviço online, certifique-se de não marcar a caixa que permite que seu e-mail seja divulgado ou que promoções de parceiros sejam enviadas para sua caixa postal. Isso evita aborrecimentos futuros.

  • Não responda e-mails com propaganda não-solicitada, ainda que seja para pedir que nunca mais "invadam" a sua privacidade com mensagens indesejadas. Muitas vezes, os spammers (pessoas que enviam spams) aguardam uma resposta somente para confirmar que o e-mail existe, para, assim, continuar enviando mensagens.

  • Utilize os filtros do seu programa de e-mail. Outlook Express, Outlook, Messenger e Eudora possuem recursos que permitem bloquear os remetentes de mensagens não solicitadas.

  • Acesse sua caixa postal pela Internet, sempre que possível. Os serviços de Web mail permitem a leitura de e-mails online e facilitam o controle do spam, pois você pode selecionar e apagar as mensagens que não interessam antes de baixá-las para seu computador.

  • Utilize um programa anti-spam. Ele reduz o tempo de download das mensagens para o seu computador, permitindo que os e-mails sejam apagados diretamente no servidor POP3. A equipe da Eureca! testou várias opções e recomenda dois deles, gratuitos: o E-mail Remover e o QuickHead-E.


    Bloqueie o spammer em seu programa de e-mail

    Programas de e-mail como Outlook, Outlook Express e Eudora trazem recursos que permitem bloquear e-mails de spammers.
    Apesar de útil, o bloqueio de mensagens apenas impede que você receba spam da mesma fonte, mas não evita que você perca tempo de conexão baixando novos spams. Veja abaixo como acionar esses recursos no:

    Outlook Express

    1. Abra o programa;
    2. Na lista de e-mails recebidos, selecione a mensagem que deseja bloquear;
    3. No menu Mensagem, clique em Bloquear Remetente. O próximo e-mail enviado por esse endereço será bloqueado e você nem terá conhecimento dele.
    Para retirar um endereço de sua lista negra, clique em Ferramentas, Regras para mensagens e Lista de remetentes bloqueados. Escolha na lista o endereço e clique em "Remover".
    Pronto.

    Outlook

    Antes de usar o recurso de pela primeira vez, é preciso ativar o filtro, para isso:
    1. Abra o programa;
    2. Na barra de ferramentas, clique no botão Organizar;
    3. Clique no item Mensagens não desejadas;
    4. Selecione entre deixar mensagens indesejadas em cinza, porém visíveis, ou movê-las para outra pasta (ex.: para o lixo).
    O mesmo procedimento pode ser adotado para a filtragem de e-mails com conteúdo pornográfico;
    5. Feche a janela. Os filtros do Outlook estão ativados
    6. Clique com o botão direito do mouse na mensagem cujo remetente você deseja bloquear;
    7. Clique em Mensagens não desejadas e depois em Adicionar à lista de mensagens não desejadas.

    Para retirar um endereço de sua lista de remetentes bloqueados:
    1. Clique em Ferramentas e em Assistente de Regras;
    2. Selecione Regra para mensagens não desejadas;
    3. Na descrição da regra, clique no item Remetentes de mensagens, escolha o endereço a ser retirado, clique em Excluir e depois OK;
    4. Clique em OK novamente para fechar a janela.


    Eudora 5.1

    1. Abra o programa;
    2. Selecione o remetente que deseja bloquear com o botão direito do mouse;
    3. No menu, selecione a opção Make filter;
    4. Nas opções Actions, clique na caixa Delete message (transfer to trash) e depois em Create filter. Você não receberá mais e-mails desse remetente.

    Para retirar um endereço de sua lista de remetentes bloqueados:
    1. Clique em Tools e Filters;
    2. Localize o filtro que se refere ao endereço que procura e clique em Remove;
    3. Feche a janela e pronto.
  •  
         Plugweb Internet. Todos os direitos reservados.         Políticas: de Uso | Anti-Spam | Privacidade | Infra-Estrutura | Saiba mais sobre domínios: 1dominios.com.br | Visite nosso Plog!